quinta-feira, 24 de março de 2011

Segunda Aula Dia 02 de fevereiro

A professora iniciou a aula explicando aos alunos a comunicação humana, comunicação interpessoal e comunicação organizacional e autoconhecimento.
Comunicação Humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Envolvem-se neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face a face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala a escrita e outros.
Comunicação Interpessoal é um método de comunicação que promove a troca de informações entre duas pessoas ou mais, com a intenção de motivar ou influenciar o comportamento. Cada pessoa que é considerada como interlocutor, troca informações baseadas em seu repertorio cultural, sua formação educacional, emoções e etc. A fala, a mímica, os computadores, a escrita, a língua, os telefones e o radio são alguns meios de múltiplas utilizações usadas pelas pessoas na comunicação interpessoal.
Comunicação Organizacional é o tipo ou processo de comunicação que ocorre no contexto de uma organização, seja esta pública ou privada. Fazem parte da comunicação organizacional o conhecimento e o estudo dos grupos de interesse de uma instituição, o planejamento de práticas de comunicação nos âmbitos internos e esternos, aí compreendidas a escolha e os usos de médias empregadas, sua implementação e sua continua avaliação.
Comunicar é partilhar, repartir, trocar opinião. Somos do tamanho da comunicação que conseguimos estabelecer no meio em que atuamos. Ter coragem de comunicar-se é está disponível para o contato social. A conversa é a cola que une o relacionamento.

Imagem é a impressão que as pessoas têm de você, é um cartaz que anuncia quem você é. O que você faz e a qualidade daquilo que você faz. E o mais importante é que a nossa imagem seja um reflexo daquilo que somos. A imagem deve ser uma imagem genuína, ou seja, uma expressão adequada ao ambiente ou a cultura onde vivemos. A imagem é a combinação de 03 percepções:
1.      “Como eu me vejo?”
2.      “Como os outros me vêem?” e
3.      "Qual a imagem que eu gostaria de transmitir?”.
Em seguida a professora repassou as três perguntas de percepção aos acadêmicos para que fizessem uma auto-análise. Expressões faciais, vocabulários, gestos, trajes, tom de voz transmitem a comunicação. Explicou o que são as barreiras de comunicação e o que as influenciam.  Em seguida passou um vídeo focava em disciplina, habilidade, confiança, alta criatividade, esforço, cooperação, perseverança, segurança e coragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário