sexta-feira, 25 de março de 2011

Sexta Aula Dia 23 de Março

Na sexta aula a professora deu dicas para uma boa produção textual e como evitar erros de ortografia. Devemos evitar repetições de sons, palavras e ideias na redação, como por exemplo, palavras terminadas em-ção, - são, -mente, - dade e outras terminações que provocam eco. A professora afirmou ainda que usando repetições demonstra vocabulário escasso e falta de leitura. Devemos ser impessoais, ou seja, não utilizar eu e nós. Indicou algumas frases para iniciá-los os primeiros parágrafos:
·        É de conhecimento geral que...
·        Cogita-se com muita frequencia que...
·        Muito se debate à respeito de...
·        Muito se tem discutido, recentemente, a cerca de...
·        Pode-se afirmar que...
·        E outros
Também deu dicas para começar parágrafos intermediários:
·        Ao se examinarem alguns...
·        Verifica-se que...
·        Pode-se mencionar, por exemplo...
·        Além disso...
·        Outra preocupação constante...
·        E outros
E para inicio de parágrafos finais poderíamos usar:
·        Dessa forma...
·        Sendo assim...
·        Em vista dos argumentos apresentados...
·        Em virtude do que foi mencionado
·        Dado o exposto
·        E outros
            Em seguida a professora mencionou a importância da leitura. A leitura é a construção do sentido, é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento dinamizar o raciocínio e a interpretação. Os componentes da leitura são: Leitura, Compreensão e Interpretação. Na continuidade pediu que interpretássemos as seguintes frases:
Meu sonho é mixo
Ter a felicidade
Que os outros põe no lixo. (Millor Fernandes)
Interpretação: O autor considera seus sonhos mixo, e o que alguns jogam no lixo, é o bastante para ele ser feliz.

A vida eterna busca
A vida é ter na busca
Ávida e ter busca. (Orestes Branquinho Filho)
Interpretação: Que o que seria da vida se nós não buscássemos mais dela. Sempre devemos buscar coisas novas.

Um campo
Bola na rede
E o grito da torcida. (Wladimir Lima Ramos Alves)
Interpretação: Que o campo é a vida, a bola é a oportunidade e o grito da torcida é a comemoração dos que torcem por nós, e a comemoração se deu porque se soube agarrar a oportunidade.

No meio do caminho (Carlos Drummond)
No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra
Nunca me esqueci desse acontecimento
Na vida de minhas retinas tão fadigadas
Nunca me esquecerei de que no meio do
Caminho
Tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho

Interpretação: A pedra representa os obstáculos que uma pessoa com experiência já ultrapassou. As pedras são obstáculos e desafios que fequentemente estão em nossos caminhos

quinta-feira, 24 de março de 2011

Quinta Aula Dia 16 de Março

Na quinta aula a professora passou o vídeo de uma experiência feita com cinco macacos. Com o vídeo podemos perceber que não podemos fazer as coisas pelo fato de sempre ter sido feito daquele jeito. Devemos buscar saber o porquê das coisas e buscar novas soluções para resolver os problemas. Em seguida a professora orientou como elaborar o currículo vitae. O currículo é um registro da nossa história profissional, é nossa vitrine e se assemelha ao cartão de visita, e é nosso portfólio profissional. No currículo deve conter nossas realizações, empreendimentos, habilidades, atitudes profissionais positivas, resultados e relacionamento interpessoal.
 A professora pediu que cada componente do grupo elaborasse seu currículo e postasse no blog. Em seguida, a professora passou o vídeo “Sonhos de Akira” e pediu que fizéssemos um relatório.

Quarta Aula Dia 02 de Março

Na quarta aula de Português Instrumental a professora Eliana explicou a estrutura e orientou aos alunos na elaboração de resumo e resenha. Os resumos, segundo a ABNT, classificam-se em indicativo, informativo, informativo/indicativo e crítico, a resenha.
Quanto à estrutura, o resumo deve conter:
·        Título da obra.
·        Nome do autor.
·        Objetivos.
·        Como foi realizado o estudo.
·        A que conclusões o autor chegou.
·        A quem está direcionado a obra.
Obs.: O resumo de conter apenas um parágrafo.
Quanto à estrutura, a resenha deve conter:
·        Referencia bibliográfica (autor, título da obra, elementos de imprenta, número de páginas, formato).
·        Informações sobre o autor.
·        Resumo da obra.
·        Conclusões da autoria.
·        Metodologia da autoria.
·        Referencial teórico.
·        Crítica do resenhista.
·        Indicação do resenhista.
Obs.: A resenha deve conter mais de um parágrafo.
A professora solicitou que elaborássemos o resumo da aula. E segue abaixo nosso resumo:
A aula de Português Instrumental, do dia 02 de março foi realizada e direcionada para ajudar e esclarecer dúvidas dos acadêmicos de Gestão Pública, no que se refere à construção e elaboração de resumos e resenhas. A professora informou que os resumos deveriam conter apenas um parágrafo e que na resenha deveria conter paragrafação. A aula foi ministrada pela docente Eliana Dias Laurido, que utilizou apresentação de laminas. Os resumos, segundo a ABNT, é a apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto e classificam-se em indicativo, informativo, informativo/indicativo e crítico, a resenha. Cada tipo de resumo foi bem explicado e exemplificado. A aula poderia estar direcionada, também, aos cursos de Administração e Tecnólogo em Comércio Exterior.

Terceira Aula 09 de Fevereiro

A professora deu início à aula continuando a falar sobre nossa imagem, Comunicação Interpessoal. Em seguida, repassou o vídeo da aula passada para que os acadêmicos pudessem perceber que na caminhada da vida precisamos ter companheiros, precisamos ser solidários uns com os outros e sempre incentivar a não desistir, que temos que ser fortes para alcançar nossos objetivos.
 “Uma imagem vale mais que mil palavras”. Para ser o melhor, temos que ter motivação. Segundo Heráclito a única permanência é a mudança. O verbo é escolher. E a palavra de ordem é mudança.  Temos que nos adequar as mudanças.
Ponto de partida é a transformação pessoal é o comprometimento conosco.
PNL programação Neurolinguística:
·        Programação: experiências pessoais, meta especifica, padrões e pensamentos, codificação.
·        Neuro: sistema neurológico, os cinco sentidos, fisiologia e mente.
·        Linguística: linguagem, quem é e o que pensa.


Há na Programação Neurolinguistica a associação de 13 pressuposições.
1.      As pessoas respondem a sua experiência não a realidade em si.
2.      Ter uma escolha ou opção é melhor do que não ter nada.
3.      Todas as ações têm um propósito.
4.      Todo comportamento possui intenção positiva.
5.      A mente contrabalança o consciente, ela não é maliciosa.
6.      Se quiser compreender, aja.
7.      Processamos todas as informações através de nossos sentidos.
8.      Mente e corpo formam um sistema.
9.      Já temos todos os recursos de que necessitamos ou então podemos criá-los.
10.  Mente e corpo formam um sistema.
11.  Processamos todas as informações através de nossos sentidos.
12.  Modelar desempenho bem-sucedido leva a experiência.
13.  Se quiser compreender.

Afirmou que a mudança pessoal é de suma importância, pois é preciso que as pessoas conheçam e saibam lidar com emoções e motivem-se com as emoções positivas, que reconheçam emoções nos outros, empatia, que tenham relacionamentos, equipes e negociações.

É preciso desenvolver relacionamentos em qualquer lugar, seja numa empresa ou sala de aula isso inclui carisma, conteúdo, comunicação, credibilidade, o que resulta em um relacionamento próspero e duradouro.

Segunda Aula Dia 02 de fevereiro

A professora iniciou a aula explicando aos alunos a comunicação humana, comunicação interpessoal e comunicação organizacional e autoconhecimento.
Comunicação Humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Envolvem-se neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face a face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala a escrita e outros.
Comunicação Interpessoal é um método de comunicação que promove a troca de informações entre duas pessoas ou mais, com a intenção de motivar ou influenciar o comportamento. Cada pessoa que é considerada como interlocutor, troca informações baseadas em seu repertorio cultural, sua formação educacional, emoções e etc. A fala, a mímica, os computadores, a escrita, a língua, os telefones e o radio são alguns meios de múltiplas utilizações usadas pelas pessoas na comunicação interpessoal.
Comunicação Organizacional é o tipo ou processo de comunicação que ocorre no contexto de uma organização, seja esta pública ou privada. Fazem parte da comunicação organizacional o conhecimento e o estudo dos grupos de interesse de uma instituição, o planejamento de práticas de comunicação nos âmbitos internos e esternos, aí compreendidas a escolha e os usos de médias empregadas, sua implementação e sua continua avaliação.
Comunicar é partilhar, repartir, trocar opinião. Somos do tamanho da comunicação que conseguimos estabelecer no meio em que atuamos. Ter coragem de comunicar-se é está disponível para o contato social. A conversa é a cola que une o relacionamento.

Imagem é a impressão que as pessoas têm de você, é um cartaz que anuncia quem você é. O que você faz e a qualidade daquilo que você faz. E o mais importante é que a nossa imagem seja um reflexo daquilo que somos. A imagem deve ser uma imagem genuína, ou seja, uma expressão adequada ao ambiente ou a cultura onde vivemos. A imagem é a combinação de 03 percepções:
1.      “Como eu me vejo?”
2.      “Como os outros me vêem?” e
3.      "Qual a imagem que eu gostaria de transmitir?”.
Em seguida a professora repassou as três perguntas de percepção aos acadêmicos para que fizessem uma auto-análise. Expressões faciais, vocabulários, gestos, trajes, tom de voz transmitem a comunicação. Explicou o que são as barreiras de comunicação e o que as influenciam.  Em seguida passou um vídeo focava em disciplina, habilidade, confiança, alta criatividade, esforço, cooperação, perseverança, segurança e coragem.

Primeira Aula 26 de Janeiro

A primeira aula de Português Instrumental começou com a professora Eliana Dias se apresentando, dividiu a turma em grupos para que criássemos um texto contendo boas vindas, desejos e perspectivas, e que ainda construíssem um grito de guerra. O nosso grupo era composto por Brenna, Claudete, Cristina, Larissa, Leidiane e Luciete. O texto de boas vindas segue abaixo.
Desejamos a todos os acadêmicos do curso de Gestão Pública um excelente inicio de semestre e que todos possamos perseverar nos nossos objetivos. Que cada um possa terminar aquilo que está iniciando em suas vidas.
Que seus sonhos de ter um curso superior se realize na área desejada, fazendo conhecer tudo aquilo aprendido e praticado no dia a dia. Desejamos parceria, sucesso, atitude e também conhecimento na área escolhida. Que possamos alcançar aquilo que viemos buscar e adquirir conhecimento.
Grito de Guerra: Estácio Atual, o sucesso é nossa meta!
Logo após as apresentações dos textos a professora passou a ementa aos acadêmicos de Gestão Pública. Em seguida repassou a seguinte frase de Exupéry: “Ser homem é ser responsável. É sentir que colocando sua pedra colabora na construção do mundo”, para que os acadêmicos a interpretassem. Na continuidade a professora distribuiu dez frases incompletas para que os alunos as completassem. As frases eram as seguintes:
1.    O mundo seria mais feliz se
2.    Uma amizade é realmente importante quando se
3.    Paciência e tolerância são para mim
4.    Comparo a preguiça e o comodismo a
5.    Algo que me irrita profundamente é
6.    Acho que as pessoas deveriam
7.    Um aspecto curioso que percebi no grupo que faço parte foi a
8.    Quando os dias estão nublados eu
9.    A qualidade indispensável nas pessoas é
10. Sinto que o grupo com quem começo a conviver é
Para finalizar a aula, a professora Eliana passou para os alunos pesquisarem sobre comunicação humana, interpessoal e organizacional para entregar na próxima aula.